domingo, 26 de novembro de 2017

Assis Valente

Antes de sairmos para o show do Racionais, o menino sugeriu, para já irmos entrando no clima, que assistíssemos ao clipe "Você me deve" ao vivo. A letra fala de alguém que sai à noite em SP, não para badalar, mas para correr atrás do que é seu. "Você me deve" é uma assertiva que me lembra "O cobrador" de Rubem Fonseca. Um cara que cansado de tanto pagar, resolve um dia sair pra comprar: "Estão me devendo xarope, meia, cinema, filé mignon e bu***a"... É um conto que eu adoro, o menino diz que não gosta, acha muito pesado. O segundo verso do rap "Você me deve" fala dos pretos que com seu trabalho conseguem dinheiro. A música traz uma referência à "Camisa listrada" de Assis Valente. Quando digo que o rap me ajuda na educação do menino, é disso que eu falo. Falei pra ele que era um samba famoso. Ouvimos juntos Elza Soares cantando, num arranjo maravilhoso, acompanhada de Violoncelo. O menino fazendo caras e bocas de aprovação, tipo, que música foda. Depois fomos pesquisar sobre Assis Valente, um artista incrível que se suicidou devido a dívidas. São tantas as referências legais nas letras de rap, que penso que o menino aprende mais com as músicas do que com as aulas, na escola. Como diz o Emicida, nossos livros de história foram os discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário